A exportação de soja em grão de Mato Grosso teve alta de 3,04% em relação ao mesmo período do ano passado. Isso totaliza no mês de abril 4,13 milhões de toneladas da oleaginosa exportada.
Entretanto, quando comparados entre janeiro e abril deste ano, é possível perceber um recuo de 2,42% no comparativo anual. Assim, os envios totalizaram 12,36 milhões de toneladas.
Os dados são do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) trazidos em seu boletim desta semana.
O principal comprador nesse período foi a China, que adquiriu 7,93 milhões de toneladas, participando com 64,11% do total enviado pelo estado.
Além disso, a Argentina vem se destacando desde fevereiro por adquirir produtos do estado. De acordo com a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), totalizaram 360,44 mil toneladas de soja em 2023. Volume histórico para o período.
Farelo e óleo de soja registram alta
Em relação aos subprodutos, os envios de janeiro a abril deste ano, de farelo e óleo de soja, alcançaram 2,18 milhões de toneladas e 180,31 mil toneladas, apresentando um incremento de 11,22% e retração de 1,48% ante ao mesmo período do ano passado, respectivamente.
Diminuir o ritmo do escoamento
Restam menos de dois meses para começar a nova safra de milho. Com esse cenário, a competitividade nos portos tende a aumentar, afetando no ritmo de escoamento da soja.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.