O vazio sanitário da soja em Mato Grosso referente à safra 2024/25 será de 8 de junho a 6 de setembro. Já o período de semeadura de 7 de setembro a 7 de janeiro do próximo ano. As informações constam na Portaria nº 1.111 do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicada no Diário Oficial da União (DOU), que circula nesta quarta-feira (15).
O período de vigência do vazio sanitário no estado em anos anteriores ocorreu de 15 de junho a 15 de setembro, enquanto o de semeadura entre 16 de setembro a 24 de dezembro. A exceção da safra 2023/24, no qual a semeadura foi antecipada em 15 dias mediante condição de excepcionalidade, após pedido do setor produtivo de algodão, e o plantio estendido até janeiro em decorrência do clima.
Entretanto, a definição das datas para a safra 2024/25, esclarece o Ministério, levou em consideração “as condições climáticas, bem como as sugestões encaminhadas pelos estados”.
“Para o estabelecimento dos períodos de vazio sanitário e do calendário de semeadura, utilizamos de dados técnicos, além de realizar reuniões com os órgãos estaduais defesa vegetal de forma individual e regional, analisando de forma conjunta, todas as propostas enviadas pelas unidades da federação”, explica a diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, Edilene Cambraia.
A medida fitossanitária é uma das mais importantes para a cultura da soja. Ela visa evitar a multiplicação da ferrugem asiática durante a entressafra, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi.
O Mapa ressalta ainda que é necessária muita atenção por parte dos produtores, uma vez que em “diversas regiões geográficas onde a praga foi relatada em níveis epidêmicos, os danos variam de 10% a 90% da produção”.
Confira como fica o calendário da safra 2024/25 da soja:
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.