O esmagamento de soja em janeiro foi recorde para o mês em Mato Grosso. Foram processadas 936.744 mil toneladas do grão. O volume representa um aumento de 10,74% no comparativo com a mesma época do ano passado, enquanto em relação ao mês de dezembro de 2,41%.
O cenário para o resultado observado, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi influenciado por diversos fatores. Entre eles a maior disponibilidade da soja, uma vez que a colheita no estado teve início mais cedo, a abertura de novas indústrias e a baixa no preço da soja.
No que tange à margem bruta do esmagamento, o indicador aponta aumento de 38,60% ante dezembro, e ficou estimado em R$ 521,67 a tonelada.
Ainda conforme o Imea, apesar da queda nos preços do farelo e do óleo de soja no mês de janeiro, o valor da soja em grão teve uma maior desvalorização frente aos subprodutos. Tal fato proporcionou o aumento da margem das esmagadoras.
A soja no mercado disponível encerrou o mês de janeiro cotada em média a R$ 95,88 a saca de 60 quilos.
“É importante ressaltar que na primeira quinzena de fevereiro, os valores da soja em grão continuaram com tendência baixista, o que poderá influenciar na margem bruta e no ritmo de esmagamento neste mês no estado”, salienta o Instituto.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.