O padrão de classificação da soja brasileira caminha para mudanças visando atender o mercado internacional. Nesta terça (20) e quarta-feira (21) ocorre em Brasília (DF) o seminário “Propostas de Revisão do Padrão Oficial de Classificação da Soja”.
O seminário é mais uma etapa para estabelecer o Regulamento Técnico que definirá o padrão oficial de classificação da soja e de seus subprodutos.
Durante os dois dias especialistas, entidades e órgãos ligados ao Governo Federal, dentre eles o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), irão apresentar os resumos e discussões oriundas da consulta pública já realizada.
Novo padrão é luta antiga
A adequação da legislação brasileira para a classificação da soja é uma luta antiga de entidades e produtores do grão.
De acordo com o presidente da Câmara Setorial da Soja, Glauber Silveira, o novo padrão de classificação deverá ser baseado em critérios técnicos para atender ao mercado internacional, em especial a China que recentemente publicou nova norma de padrão para a oleaginosa.
O Regulamento Técnico definindo o padrão oficial de classificação da soja e de seus subprodutos considera requisitos de identidade e qualidade, amostragem, modo de apresentação e a marcação ou rotulagem, nos aspectos referentes à classificação do produto.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real