Os desafios proporcionados pelo clima na safra 2023/24 de soja em Mato Grosso são muitos. Contudo, ao mesmo tempo são considerados oportunidades para uma avaliação dos protocolos de manejos, bem como da construção de perfil do solo, de forma que venha a contribuir para minimizar as perdas de produtividade.
Tais oportunidades diante o cenário desafiador foram abraçadas por pesquisadores do CTECNO Parecis, campo experimental de solo arenoso da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT) em Campo Novo do Parecis.
Os resultados das avaliações serão apresentados durante Dia de Campo nos dias 17 e 18 de janeiro.
O CTECNO Parecis é uma área experimental conduzida pela Aprosoja-MT desde 2016. O centro tecnológico fica localizado em uma área total de 88 hectares, com textura de solo majoritariamente arenoso, com até 35% argila, destinada às pesquisas que auxiliam o produtor rural com áreas nessas condições.
Segundo a gerente de defesa agrícola da Aprosoja-MT, Jerusa Rech, no local são conduzidos protocolos com os mais diferentes manejos.
“Então, em anos de dificuldade, como o que estamos vivendo, o trabalho do perfil de solo faz o diferencial para que o produtor não tenha uma quebra grande”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.