Um transporte e armazenamento adequados são essenciais para que as sementes de soja mantenham a sua qualidade até chegar na propriedade rural e ser semeada. Os cuidados necessários fazem parte da campanha “Motorista Nota 10”, edição 2024, lançada na quinta-feira (12) pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat).
“O objetivo da ‘Motorista Nota 10’ é conscientizar os profissionais do volante do transporte adequado das sementes, que são seres vivos e que precisam manter as características de germinação e vigor durante o trajeto”, explica o diretor da entidade, Adevair Santana.
A campanha tem caráter orientativo quanto às boas práticas aos motoristas, após saída da sementeira, quanto aos cuidados necessários para manter a qualidade de sementes de soja no transporte e armazenamento das sementeiras associadas.
“A dinâmica desta campanha abrange todos os associados, onde todos são orientados a conscientizar os motoristas para o transporte eficaz da semente, onde repassamos algumas informações. Os motoristas assistem um vídeo educativo, que explica os cuidados necessários”, frisa Adevair Santana.
Com cerca de 35 anos de estrada, o motorista Jurandir Teburcio Ferreira está entre os que receberam orientações durante o lançamento da campanha, que ocorreu na Fazenda Bahia, em Pedra Preta, da Polato Sementes. Segundo ele, todo cuidado é necessário.
“Primeiramente é muito cuidado e atenção para que o trabalho saia certinho, se o motorista fizer tudo desta forma não terá problemas”.
Gerente de produção da Polato Sementes, Ivan Carlos Riedo, comenta que neste período do ano toda a operação da sementeira está voltada para o embarque das sementes.
“Ele se inicia com o cliente fazendo o agendamento de seu embarque, onde nós temos um sistema próprio para que o cliente realize esse agendamento e ali ele faz o acompanhamento de toda a sua carga por meio do aplicativo”, frisa.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.