As exportações de milho de Mato Grosso em novembro totalizaram 3,66 milhões de toneladas. O volume é considerado o maior para o período na série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
A informação consta no boletim semanal do milho divulgado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) no dia 11 de dezembro.
No que se refere ao acumulado do ano, de janeiro a novembro, apontam os dados da Secex, os escoamentos mato-grossenses somam 25,19 milhões de toneladas, um aumento de 18,81% em relação ao mesmo período em 2022, quando 21,20 milhões de toneladas de milho foram exportadas pelo estado.
“Esse incremento está atrelado à abertura de novos mercados, como a China, aliado à entrada da maior produção da safra 2022/23”, explica o Imea.
China lidera compra de milho
De acordo com os números da Secex, trazidos pelo Imea, a China foi o maior comprador de milho oriundo de Mato Grosso no mês de novembro. Para a potencial asiática foram enviadas 1,14 milhão de toneladas de cereal, o equivalente a 31,30% do volume total enviado para o exterior no penúltimo mês de 2023.
“Diante desse cenário, a expectativa do Imea é que sejam enviadas a outros países um total de 31,23 milhões de toneladas na safra 2022/23”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.