A estimativa para a safra de milho 2024/25 é que a produtividade média em Mato Grosso chegue a 111,74 sacas por hectare, retração de 3,33% em relação ao que foi consolidado na safra 2023/24.
Já a produção para a futura temporada do cereal ficou estimada em 45,54 milhões de toneladas, recuo de 3,47% em relação ao ciclo passado.
As informações são do 1º levantamento de perspectivas da safra realizado pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Conforme o estudo, a área prevista é de 6,79 milhões de hectares. Um recuo de 0,14% quando comparado com a safra 2023/24.
“O Imea segue como metodologia a média das últimas 3 safras, uma vez que há outros pontos que podem impactar nos rendimentos no decorrer do desenvolvimento da safra, como por exemplo: as condições climáticas, ocorrência de pragas e doenças, além das incertezas dos investimentos dos insumos para o cultivo”, diz o Instituto.
Neste primeiro momento, os produtores continuam desestimulados em relação ao cultivo de milho em algumas regiões do estado.
Ao médio-norte e noroeste, as estimativas são mais positivas, uma vez que há perspectiva de implantação de uma nova usina de etanol, o que deve estimular a demanda nestas regiões.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.