Apesar de corresponder a 66,81% das exportações brasileiras, os embarques de milho mato-grossense recuaram 6,10% em 2024. O resultado, ante o primeiro semestre de 2023, é decorrente da comercialização do cereal travada, visto os preços menores.
Entre janeiro e junho, revelam os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), foram exportadas 5,58 milhões de toneladas de milho pelo estado. Somente em junho, após meses de baixas, foram enviadas ao mercado externo 679,69 mil toneladas.
Do volume de milho enviado por Mato Grosso ao exterior no primeiro semestre, 974,2 mil toneladas tiveram o Egito como principal destino. Já para a China foram 777,1 mil toneladas, enquanto para a Argélia 703,4 mil toneladas.
A perspectiva, conforme análise do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), é que nos próximos meses o ritmo dos escoamentos se intensifique, uma vez que a colheita está acelerada com 76,28% da área colhida.
No que se refere às exportações brasileiras, no primeiro semestre foram 8,35 milhões de toneladas, queda de 8,23% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.