Mais de 60 equipamentos, que somam aproximadamente R$ 370 mil, foram entregues para o projeto Patrulha Rural nesta terça-feira (30). A entrega foi realizada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e o Fundo Emergencial de Saúde Animal do Estado de Mato Grosso (Fesa-MT) e visa garantir mais segurança ao campo e a vida de quem nele mora.
Foram entregues para a Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PM-MT) durante a solenidade 15 desktops Dell, 15 smartphones Caterpillar, 30 aparelhos de TV, placas e um sistema de software e aplicativo de Cadastramento Georreferenciado.
A entrega simbólica dos equipamentos foi feita pelo presidente do Sistema Famato, Normando Corral, pelo presidente do Fesa, Antônio Carlos Carvalho de Sousa e pelo superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Francisco Olavo Pugliesi de Castro.
Conforme Normando Corral, o aumento dos custos no campo nos últimos anos tem gerado certa insegurança, uma vez que diante o preço dos fertilizantes, defensivos e maquinários a criminalidade tem crescido com roubos e furtos às propriedades.
“Há propriedades cerca de 200 quilômetros do centro urbano, então como recorrer a segurança? Através de monitoramento. Hoje, a gente começa a ter uma cobertura de internet por quase todo o estado e com isso conseguimos fazer o controle”, diz o presidente do Sistema Famato.
Parceria Público-Privada
O projeto Patrulha Rural foi implantado pela Polícia Militar do estado junto com produtores rurais. O piloto começou no Sindicato Rural de Rondonópolis, apoiado pela Famato, para coibir os crimes em propriedades rurais no município.
“A doação dos equipamentos nada mais é que retribuir o que a Polícia Militar faz pelo estado de Mato Grosso. Não digo somente pela segurança patrimonial, mas especialmente pelas nossas vidas. Nós só temos a ganhar com essa parceria público-privada e esperamos que ela continue ao longo dos anos. O Sistema Famato agradece a Polícia Militar, ao Fesa e a todos que acreditam no projeto Patrulha Rural”, salienta Normando Corral.
O presidente do Fesa, Antônio Carlos Carvalho de Sousa, frisa que o projeto é uma necessidade do estado. “Atendemos uma solicitação da Famato, na aquisição de equipamentos para o projeto Patrulha Rural. O conselho do Fesa entendeu essa necessidade desse investimento em tecnologias, na ordem de R$ 370 mil. Acreditamos no trabalho da PM, já estamos vendo resultados nos índices de criminalidade no campo. Só a presença da patrulha rural já inibe os criminosos, por isso é importante esse investimento”.
De acordo o Comandante da Polícia Militar, Alexandre Corrêa Mendes, em cada Comando Regional haverá um Centro Integrado com os equipamentos entregues. “Vão contribuir para o melhoramento do nosso policiamento nas áreas rurais. Já estamos entrando com a estrutura de viaturas, policiais e a Famato disponibilizando a estrutura tecnológica para que possamos garantir a segurança do homem e da mulher do campo”.