DESENVOLVIMENTO

Cuiabá pode ganhar unidade da Embrapa com foco em fruticultura

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Lúdio Cabral e é defendida pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro

embrapa em cuiabá
Foto: Ministério da Agricultura e Pecuária

Cuiabá poderá ganhar uma extensão da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A unidade teria como foco o desenvolvimento a pesquisa na fruticultura da Baixada Cuiabana.

Hoje, a Embrapa conta 43 unidades em todo o país e conforme o Balanço Social de 2023 da empresa, a cada R$ 1 investido, mais de R$ 21 retornam à sociedade. Mato Grosso conta com a Embrapa Agrossilvipastoril, localizada no município de Sinop, região médio-norte.

A proposta foi apresentada pelo deputado estadual Lúdio Cabral (PT-MT) e entregue ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, e ao presidente do Conselho de Administração da Embrapa (Consad), Carlos Ernesto Augustin, após a cerimônia de celebração dos 51 anos da empresa em sua sede, em Brasília, nesta quinta-feira (25).

“É uma forma de gerar oportunidades e identidade na produção de alimentos da Baixada Cuiabana”, ressaltou Carlos Fávaro.

Na ocasião, Carlos Fávaro lembrou a transformação ocorrida nos municípios de Petrolina (PE) e Juzaeiro (BA), no Agreste nordestino, que hoje é um grande polo da fruticultura nacional e expoente na exportação de frutas para o mundo.

Identificação de vocação

De acordo com o deputado estadual, Lúdio Cabral, a instalação de uma unidade da Embrapa na capital mato-grossense, com foco em fruticultura e horticultura, é fundamental para ara identificar as vocações da Baixada Cuiabana para o desenvolvimento econômico, da agricultura e da agroecologia.

“O caju, a manga, o maracujá. Há uma série de frutas que podemos produzir com qualidade em Cuiabá para gerar renda e riqueza para os pequenos produtores. Queremos fazer isso com tecnologia e conhecimento científico e é a Embrapa quem tem capacidade para isso”, explicou o deputado.

Durante a apresentação da proposta, o ministro Carlos Fávaro pontuou que o Ministério irá trabalhar para providenciar as instalações físicas para a unidade de Cuiabá. Já o presidente do Consad deverá levar a proposta à diretoria para que seja realizada a transferência de uma extensão da Embrapa para Cuiabá.

Conforme Carlos Ernesto Augustin, a proposta apresentada proposta cumpre os interesses do Mapa e deverá ser tramitada o mais breve possível junto ao Consad.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.