Mato Grosso se consolidou como o maior produtor de arroz de sequeiro do Brasil, alcançando 337,6 mil toneladas na safra 2023/24, segundo o Anuário Brasileiro do Arroz 2025. O estado também registrou um crescimento de 17,3% na área cultivada, totalizando 112,5 mil hectares.
O levantamento é publicado pela Editora Gazeta, com base em informações da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O arroz de sequeiro, cultivado em terras altas, tem ganhado força como alternativa nas segundas e terceiras safras, contribuindo para a diversificação da produção e o aumento da rentabilidade no campo.
“É um avanço na diversificação da produção do estado. Trabalhar essa diversificação aumenta a renda e gera uma nova oportunidade de rentabilidade para o produtor. O arroz de sequeiro vem justamente como uma das culturas de 2ª e 3ª safra e fortalece a rentabilidade do produtor”, pontua a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), Linacis Silva Vogel Lisboa.
No Brasil, a produção total de arroz cresceu 5,5% e atingiu 10,6 milhões de toneladas, mesmo com leve queda na produtividade. Embora o arroz irrigado ainda represente a maior parte da produção, o sistema de sequeiro teve o maior avanço em área plantada e tende a ultrapassar um milhão de toneladas nesta safra.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.