FIBRA PELO MUNDO

Reserva chinesa fará leilão de algodão para abrir espaço para compras governamentais

Possível volta da China em adquirir algodão da Austrália pode afetar o Brasil no seu maior mercado

Rumores no mercado do algodão sobre a reserva chinesa leiloar 500 mil toneladas de fibra vem sendo considerada animadora. A medida abriria espaço para grandes compras governamentais no país, segundo especialistas.

algodão mato grosso foto Christiano Antonucci/Secom-MT
Foto: Christiano Antonucci/Secom-MT

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (16).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 80,15 U$c/lp (+0,7%) e o Dez/24 a 78,03 (+0,2%) para a safra 2023/24.

Basis Ásia (22/06), o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 1000 pts para embarque próximo (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook).

Altistas 1 – Há rumores que a reserva Chinesa irá leiloar 500 mil toneladas de algodão, abrindo espaço para grandes compras governamentais no país. De acordo com fontes de mercado, estas compras já começaram.

Altistas 2 – Texas pode ter temperaturas acima do normal nos próximos dias.

Baixistas 1 – Entretanto, as previsões de curto prazo para a região Oeste do Texas indicam chuvas moderadas.

Baixistas 2 – Há fortes rumores que a China deverá voltar a importar algodão Australiano, o que afetaria muito o Brasil no seu maior mercado.

Brasil – Better Cotton 1 – A Abrapa foi homenageada pela Better Cotton pelos dez anos de parceria em busca de práticas agrícolas mais sustentáveis durante a Better Cotton Conference, nesta semana, em Amsterdã.

Brasil – Better Cotton 2 – Presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, avaliou como um reconhecimento pelo avanço na última década. Atualmente, o Brasil é o pais que mais fornece Better Cotton no mundo, com mais de 80% da produção nacional certificada pela organização suíça.

Brasil – Better Cotton 3 – Na Better Cotton Conference, a Abrapa apresentou o programa SouABR, iniciativa brasileira pioneira que realiza a rastreabilidade física de roupas de algodão. O evento contou com grande presença das maiores empresas de moda varejo do mundo.

Brsil – Better Cotton 4 – Também na conferência Better Cotton em Amsterdam, a Amaggi, um dos maiores grupos produtores de algodão do Brasil lançou seu novo programa de agricultura regenerativa.

Índia 1 – Além do atraso da temporada das monções na Índia, a escassez de sementes de algodão este ano também está preocupando os produtores.

China – As importações de algodão da China em maio aumentam pelo segundo mês consecutivo para 109,2 mil toneladas, 32% a mais que no mês passado, mas 40% menor que maio de 2022.

Agenda – Na próxima semana ocorrerá mais uma edição do ANEA COTTON DINNER no estado do RJ.

Brasil – Exportações – De acordo com dados do MDIC, o Brasil exportou 34,2 mil tons de algodão até a terceira semana de maio/23. A média diária de embarque foi 4,3% superior quando comparado a junho/22.

Brasil – Colheita 2022/23 –Até o dia 23/06 foram colhidos: BA (5,78%), GO (9,89%), MG (16%), MS (2,62%);PR (95%), SP (645%), MT (0,8%), PI (10,77%). A colheita no estado do MA já foi iniciada, porém o percentual ainda é bastante baixo. Total Brasil: 2,86 % colhido.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Boletim Abrapa Algodão 23 de junho de 2023
Foto: Abrapa

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.