CHUVAS TARDIAS

Produtividade média do algodão sobe em Mato Grosso

Chuvas tardias em Mato Grosso contribuem para o otimismo dos cotonicultores nesta safra 2024/25

algodão pluma caroço foto israel baumann canal rural mato grosso
Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso

A produtividade média do algodão em Mato Grosso deverá ser de 302,99 arrobas por hectare na safra 2024/25. O volume representa um aumento de 2% em relação à projeção de julho e de 3,87% ante o ciclo 2023/24. A perspectiva decorre das chuvas tardias registradas no estado em maio e junho.

Em relatório de mercado de Oferta e Demanda divulgado nesta segunda-feira (4), o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) manteve a área plantada de algodão nesta safra em 1,52 milhão de hectares, incremento de 4,18% em relação ao registrado na temporada 2023/24.

O Instituto pontua que apesar do atraso na colheita, as perspectivas apontadas pelos cotonicultores mato-grossenses quanto a produtividade média é positiva. O estado havia colhido até o dia 1º de agosto pouco mais de 18% da área de algodão.

“Essa projeção se deve, sobretudo, aos efeitos positivos das chuvas tardias nas áreas de segunda safra, que favoreceram o bom desenvolvimento dessas lavouras”.

Com o aumento na estimativa da produtividade média da fibra, bem como a manutenção da área, espera-se uma produção de 6,92 milhões de toneladas de algodão em caroço e de 2,85 milhões de pluma, aumento de 8,21% e 9,54% ante a safra 2023/24, respectivamente.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.