O plantio do algodão em Mato Grosso segue acima da média histórica nesta safra 2023/24. Até sexta-feira (19) os cotonicultores do estado haviam semeado 56,48% dos 1,35 milhão de hectares projetados para a temporada. A extensão supera os 25,47% da temporada passada e o histórico dos últimos cinco anos de 38,35%.
Relatório de semeadura do algodão do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revela que na variação semanal o avanço foi de 19,82 pontos percentuais.
A região nordeste é a mais avançada com os trabalhos. Por lá 66,90% da área destinada ao algodão foram plantadas. No sudeste 62,09% e no oeste 57,37%.
Já no centro-sul mato-grossense, segundo o Imea, 54,14% das áreas foram plantadas, enquanto no médio-norte 50,59% e no noroeste 49,50%.
Manutenção de estimativas para o algodão
Na última semana o Imea divulgou sua perspectiva de safra para o algodão em Mato Grosso. Na ocasião o relatório trouxe a manutenção das projeções para a temporada 2023/24.
“Esse cenário de adiantamento dos trabalhos a campo, aliado aos bons volumes de chuvas possibilita um maior percentual de talhões semeados dentro das condições consideradas ideias, o que estimula os cotonicultores a investirem nas áreas do algodão”, explica o instituto em seu relatório.
Na estimativa o Imea ressalta que “cabe destacar que o ritmo da colheita da soja influencia
diretamente no plantio de segunda safra do algodão, e caso ocorra atraso, esse cenário pode interferir na decisão final do cotonicultor, no que tange a real área a ser plantada”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.