IMEA

Paridade de exportação de pluma em Mato Grosso apresenta valorização

Alta na última semana para o mês de dezembro foi de 1,32%, impulsionada pelo dólar visto atual cenário econômico

algodão pluma foto israel baumann canal rural mato grosso
Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso

Na última semana as paridades de exportação de pluma mato-grossense para julho e dezembro de 2025 apresentaram alta de 0,79% e 1,32%, respectivamente. O resultado decorre, principalmente, do aumento observado no dólar, devido às incertezas quanto ao atual cenário econômico dos Estados Unidos e do Brasil.

Em termos de valores, a paridade de exportação da pluma para julho foi precificada na média de R$ 127 a arroba, enquanto para dezembro em R$ 134,95.

Entretanto, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), apesar do saldo positivo na variação mensal, ao se analisar o comparativo mensal em março as paridades de julho e dezembro recuaram 1,91% e 0,48%, respectivamente, ante fevereiro.

“A queda foi reflexo da desvalorização dos contratos futuros na bolsa de Nova York, pautada pelas incertezas quanto aos impactos das medidas econômicas dos Estados Unidos sobre países consumidores da fibra, como a China”, explica o Instituto.

Nas próximas semanas, as atenções do mercado devem se voltar para o início da semeadura nos Estados Unidos, fator que pode trazer novas dinâmicas aos preços na bolsa de Nova York, bem como às paridades de exportação em Mato Grosso.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.