ÚLTIMO EM 2020

Mato Grosso registra recorde nas exportações de algodão

Os embarques de algodão realizados pelo estado representaram 64,26% do total de algodão enviado pelo país no mês

Mato Grosso registrou um novo recorde nas exportações de algodão. Em janeiro 267,10 mil toneladas deixaram o estado, um aumento de 12,60% em relação ao recorde anterior ocorrido em dezembro de 2020.

O volume enviado pelo estado ao mercado externo representa, inclusive, 64,26% do total embarcado pelo Brasil no primeiro mês de 2025.

“Além da maior produção em Mato Grosso na última safra, o resultado também está ligado à promoção da cotonicultura brasileira no mercado internacional, o que tem levado o algodão mato-grossense a alcançar novos mercados”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Conforme o Instituto, diante de números divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), o Egito e a Índia são os países que mais registram elevação nas importações de algodão. Juntos, os dois países acumulam até o momento nesta safra (agosto/2024 a janeiro/2025) 98,98 mil toneladas de fibra adquiridas de Mato Grosso, enquanto que na temporada passada esse volume foi de 3,34 mil toneladas.

A expectativa para o algodão em Mato Grosso é que o ritmo aquecido nos embarques sustente “a estimativa de recorde nas exportações do algodão de Mato Grosso para o ciclo comercial da safra 2023/24, projetada pelo Imea em 1,80 milhão de toneladas”.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.