Os embarques de pluma produzida em Mato Grosso na safra 2022/23 devem somar 1,708 milhão de toneladas. O volume representa um aumento de 79,40% em relação a temporada 2021/22, quando 952,2 mil toneladas foram enviadas para o mercado externo.
“Esse cenário de aumento anual dos envios é reflexo da expectativa de uma melhora da demanda global pela pluma”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu relatório de Oferta & Demanda, divulgado na segunda-feira (2).
Ainda segundo o relatório, a exportação da temporada 2022/23 de pluma brasileira e mato-grossense vem sendo beneficiada também diante do clima desfavorável visto nos Estados Unidos e na Índia, que tiveram suas lavouras comprometidas.
Demanda interna de pluma
No que tange ao consumo nacional, espera que 513,89 mil toneladas sejam consumidas pelo mercado interestadual. Quanto ao consumo mato-grossense, esse exibiu recuo de 2,32% no comparativo mensal, devido a diminuição no número de fiadoras operando no estado, o que totalizou uma demanda de 25,26 mil toneladas pelo estado.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.