As exportações de algodão produzido em Mato Grosso somaram 598,75 mil toneladas no acumulado de agosto a dezembro de 2022. O volume é 7,2% superior ao período em 2021.
Os números são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em seu boletim semanal do algodão nesta semana.
+Chuva atrasa trabalhos nas lavouras de algodão e milho em Mato Grosso
“Esse cenário ocorreu, principalmente, devido aos volumes exportados entre setembro e novembro de 2022, que foram os mais altos da série histórica. Dessa forma, os níveis recordes de exportação observados nesse período foram resultado de um ciclo de colheita e beneficiamento mais adiantado em relação aos últimos anos, contribuindo para o adiantamento dos embarques”, diz o Imea.
Em termos de receita, o volume exportado por Mato Grosso em fibra representa US$ 1,18 bilhão.
“Por fim, segundo as estimativas de oferta e demanda do Imea, é estimado que 1,37 milhão de toneladas de pluma da safra 2021/22 seja exportada, restando 56,30% da produção a ser escoada até julho de 2023”.
China é a principal cliente do algodão de Mato Grosso
A fibra mato-grossense teve como destino 20 países, sendo a China responsável pela compra de 227,77 mil toneladas, ou seja, 38,04% do volume total negociado com o mercado externo.
+Exportações de milho em Mato Grosso batem recorde
O Paquistão é o segundo maior consumidor de algodão mato-grossense, tendo entre agosto e dezembro do ano passado adquirido 96,57 mil toneladas. O Vietnã vem em seguida com 79,77 mil toneladas, Bangladesh com 71,47 mil toneladas e a Turquia com 61,17 mil toneladas.
Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real