Mato Grosso semeou 46,52% da área de algodão fora das condições consideradas ideais. Contudo, as projeções de produtividade para a safra 2024/25 são positivas, apresentando crescimento de 1,72% ante a estimativa de abril.
Nesta temporada a estimativa é de que foram destinados para a cultura 1,51 milhão de hectares. A extensão, conforme o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), segue inalterada em comparação ao divulgado no mês passado e representa um aumento de 2,97% em relação à safra 2023/24.
A expectativa para a temporada, considerando o prolongamento das chuvas no estado até o final de abril, o que favorece o bom desempenho das lavouras, é que a produtividade média fique em 289,15 arrobas por hectare, incremento de 1,72% ante a última estimativa.
“Cabe ressaltar que, o clima em maio será crucial para o desenvolvimento da cultura, tendo em vista que se a chuva se estender durante o mês, o rendimento do algodão poderá ser afetado”, destaca o Imea.
Diante da manutenção da área e o ajuste mensal positivo para a produtividade, a perspectiva é que a produção de algodão na safra 2024/25 seja de 6,53 milhões de toneladas, volume 2,07% superior ao registrado na safra 2023/24.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.