SAFRA 2024/25

Área destinada ao algodão é reduzida em MT devido às chuvas

Diminuição na área de algodão é observada em relação a variação mensal, aponta relatório do Imea

algodão pluma senar transforma foto israel baumann canal rural mato grosso4
Foto: Israel Baumann/ Canal Rural Mato Grosso

A área prevista para a produção de algodão nesta safra 2024/25 em Mato Grosso foi reduzida em 0,75% no comparativo mensal. A nova estimativa, diante do volume de chuvas nas principais regiões produtoras da fibra, é que 1,52 milhão de hectares sejam semeados na temporada.

Como destacado anteriormente pelo Canal Rural Mato Grosso, a semeadura do algodão no estado até o dia 31 de janeiro havia atingido 53,48% da área prevista. Um atraso de 41,90 pontos percentuais em relação ao ciclo anterior, que no mesmo período contava com 95,37% do algodão plantado.

“Essa redução é reflexo do ritmo lento da semeadura do algodão no estado, uma vez que com o atraso da semeadura da soja e o prolongamento do ciclo da oleaginosa, a colheita da cultura atrasou em Mato Grosso, e isso impactou no andamento do plantio de segunda safra”, explica o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) em relatório de Oferta & Demanda divulgado nesta semana.

Apesar da redução da área na variação mensal, segundo o Instituto, a intenção de plantio do cotonicultor mato-grossense ainda é 4,20% superior ao registrado na safra 2023/24. Incremento este sustentado, principalmente, pela rentabilidade mais atrativa.

Produtividade de algodão incerta

No que tange a produtividade de algodão no estado nesta safra 2024/25, o relatório destaca que o cenário “ainda é incerto, tendo em vista que a semeadura ainda está em andamento e o percentual semeado dentro da janela ideal, somado com as condições climáticas no decorrer da temporada, serão cruciais para o desenvolvimento da cultura”.

Desta forma, considerando a média das últimas safras, o Imea manteve a perspectiva de redução de 2,54% na produtividade da fibra frente o ciclo passado, devendo esta ficar em 284,32 arrobas por hectare em média.

Com o ajuste na área e a manutenção da produtividade, pontua o Instituto, a perspectiva de produção do algodão em caroço ficou estimada em 6,50 milhões de toneladas, volume 0,76% menor que o previsto em dezembro de 2024, com a produção de pluma projetada em 2,70 milhões de toneladas. Contudo, ao se comparar com o consolidado da produção do algodão em caroço na safra 2023/24 a alta é de 1,56%.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.

Sair da versão mobile