FIBRA PELO MUNDO

Após atingir a mínima de 20 meses, contrato do algodão para dezembro fecha positivo

Feriados nos Estados Unidos e em países muçulmanos influenciaram os contratos do algodão na última semana

Algodão Mato Grosso pluma
Foto: Viviane Petroli/Canal Rural Mato Grosso

Depois de atingir a mínima de 20 meses em Nova York, em decorrência aos feriados nos EUA e em países muçulmanos, o contrato do algodão para dezembro de 2024 voltou a subir e encerrou a última semana com alta de 1,1%. O saldo é positivo se comparado com os contratos para julho deste ano e dezembro de 2025, que fecharam em queda de 0,8% cada.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado na sexta-feira (21).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY –  Jul/24 fechou nesta quinta 20/06 cotado a 70,85 U$c/lp (-0,8% na semana).  Dez/24 fechou 72,62 U$c/lp (+1,1% na semana) e o Dez/25 a 72,84 U$c/lp (-0,8% na semana).

Basis Ásia – Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 774 pts para Out/Nov-24 (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 20/jun/24).

Altistas 1 – No oeste do Texas, algumas áreas ainda precisam de chuva. Além disso, tempestade tropical pode atingir lavouras dos EUA nos próximos dias.

Altistas 2 – Os preços de algodão ofertado na Ásia esta semana aumentaram, indicando recuperação nos níveis de “basis”.

Baixistas 1 – As recentes quedas de preços devem-se em grande parte à venda dos fundos, que tem mantido uma posição vendida historicamente alta.

Baixistas 2 – Os preços na plataforma de futuros de Zhengzhou da China caíram 1,8% esta semana.

Baixistas 3 – As fiações em vários países enfrentam uma demanda fraca por fios e preços sob pressão.

Aliança: Durante evento da American Cotton Shippers Association esta semana, foi formalizada aliança entre as Associações de Exportadores de Algodão do Brasil (Anea), Austrália (ACSA) e EUA (ACSA) para promover o consumo algodão globalmente.

China 1 – A importação de algodão pela China em maio foi de 260 mil tons – 24% a menos que em abril, mas bem acima do registrado em mai/23.

China 2 – No ano, a soma é de 2,9 milhões tons, contra 1,05 milhão tons em 2023. É o maior volume de importação de algodão feita pela China em uma década.

EUA 1 – Em 16/jun, 90% da área foi plantada nos EUA, contra 87% na mesma época de 2023 e 91% da média de cinco anos. A previsão é de que o plantio seja concluído na próxima semana.

EUA 2 – Novamente, a condição das lavouras diminuiu nesta semana. Plantas em estado “bom a excelente” somaram 54% da área (-2 pp), enquanto as classificadas como “ruins a muito ruins” abrangeram 33% (+5 pp).

Índia 1 – O governo indiano definiu preços mínimos para a safra de verão do algodão. O valor do algodão de fibra média aumentou 7,2% – sendo o sexto maior desde a temporada 2005/06 e o terceiro mais alto na última década.

Índia 2 – Preços mínimos mais altos na Índia significam menos exportação, já que o governo oferece melhores condições para a formação dos estoques reguladores.

Índia 3 – Os novos números da Cotton Association of India (CAI) mostram que a produção de algodão no país será de 5,4 milhões tons em 2023/24 (-1,2% em relação à marca de 5,42 milhões tons de 2022/23). 

Índia 4 – A demanda doméstica na Índia foi estimada em 5,38 milhões tons em 2023/24 (+6% no ano).

Eid al-Adha 1 – Em Bangladesh, Paquistão e Turquia, a semana toda foi de celebrações do Eid-al-Adha.

Eid al-Adha 2 – “Eid” é uma palavra árabe que se traduz como “festival”. Os dois principais Eids, Eid al-Fitr e Eid al-Adha, marcam eventos religiosos significativos e são momentos para os muçulmanos se reunirem em adoração, reflexão e celebração.

Paquistão – Confirmando-se o clima quente e seco, o Paquistão conclui o plantio nos próximos dias.

Austrália – Com projeção de 75% da safra colhida, a estimativa é de que a colheita na Austrália termine nas próximas semanas. A previsão oficial é de uma safra de cerca de 1,1 milhão tons.

Brasil – Better Cotton Conference – Cotton Brazil e Abrapa voltam a apoiar a conferência anual da Better Cotton, que neste ano será em Istambul (Turquia) em 26-27/jun.

Brasil – XIX ANEA Cotton Dinner 1 – Durante o evento anual da Anea, haverá um simpósio online no dia 29/06 às 9h (BRT). O tema “Rethinking Raw Materials” será debatido por Varun Vaid, consultor da Wazir Advisors.

Brasil – XIX ANEA Cotton Dinner 2 – Será possível acompanhar o simpósio online. Para isso, basta se cadastrar no link: https://bit.ly/cottonbrazilJA.

ABR-Log – Reunião do programa ABR-Log em Santos lotou a Associação Comercial de Santos (ACSantos) nesta semana. O ABR-Log é uma certificação da Abrapa e Anea voltada para logística de exportação de algodão.

Brasil – Exportações – O Brasil exportou 84 mil tons de algodão até a segunda semana de jun/24. A média diária de embarque é 2,9 vezes maior em relação a jun/23.

Brasil – Colheita 2023/24 – Até ontem (20/06), foram colhidos no estado da BA 7%; MG 17%; MS 11,7%; MT 0,6%; PI 4,83%; PR 100%; SP 66%. A colheita no MA começou nesta semana. Total Brasil: 2,67%.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.