FIBRA PELO MUNDO

Abrapa: tensões no Mar Vermelho elevam preços dos fretes marítimos internacionais

Contratos de algodão no mercado futuro em Nova York fecharam a semana com alta de 1,5% para março e 1% para julho

Dia Mundial do Algodão. Fibra cultivada em mais de 70 países distribuídos por todos os continentes
Foto: Jefferson Aleffe/ Marca Comunicação

Tensões no Mar Vermelho se agravaram e resultados oficiais apontam em aumento dos preços dos fretes marítimos internacionais. Pela rota passam 12% do transporte marítimo de contêineres.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado na sexta-feira (22).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – O contrato Mar/24 fechou nesta quinta 11/01 cotado a 81,36 U$c/lp (+1,5% na semana). O contrato Jul/24 fechou 82,94 U$c/lp (+1,0% na semana) e o Dez/24 a 79,71 U$c/lp (-2,9% na semana).

Basis Ásia – O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 882 pts para embarque Jan/Fev (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 11/jan/23).

Altistas 1 – O ponto de equilíbrio para produtores americanos de algodão é em torno de 85 U$c/lp. Nos atuais patamares, a área plantada pode cair para o menor nível em 10 anos.

Altistas 2 – Os preços do petróleo saltaram 4% hoje após ataques aéreos e marítimos noturnos dos Estados Unidos e da Grã-Bretanha contra alvos terroristas no Iêmen, em resposta a ataques a navios de carga no Mar Vermelho.

Baixistas 1 – Entretanto, os efeitos das tensões no Mar Vermelho, rota por onde passa 12% do transporte marítimo de contêineres, já tem causado aumento nos fretes marítimos internacionais.

Baixistas 2 – As principais empresas de transporte de contêineres do mundo aplaudiram a atitude dos EUA e Grã-Bretanha na região, mas não continuam sem operar no Canal de Suez, a rota mais rápida entre a Ásia e a Europa.

EUA – O primeiro número oficial de área plantada e estimativa de produção para 24/25 nos EUA será divulgado no USDA’s 100th Annual Agricultural Outlook Forum, que ocorrerá 15-16 de Fevereiro de 2024.

China 1 – De acordo com a China Cotton Association (CCA), a área plantada de algodão tem previsão de redução de 1,5% em 2024 na comparação com 2023. A estimativa é de 2,725 milhões de hectares.

China 2 – Durante as últimas duas semanas, a demanda de têxteis melhorou na China. Varejistas estão preparando estoques para o ano novo Chinês. Estoques de fio e tecido finalmente baixaram, e a atividade da indústria também melhorou um pouco.

China 3 – Entretanto, a situação de mercado no gigante Chinês continua delicada, com estoques se acumulando nos armazéns alfandedagos, baixa taxa de operação das indústrias e preço do algodão importado ainda alto em relação ao algodão local, desestimulando as importações.

Taiwan – O mundo acompanha com atenção o resultado das eleições presidenciais em Taiwan, que ocorrem amanhã (13). O vencedor será peça-chave nas relações entre China e EUA.

Paquistão – Importação de algodão aumentou no Paquistão na semana passada. Rúpia estável, estoques reduzidos e preços domésticos mais altos têm levado as indústrias têxteis ao mercado externo, com destaque para o Brasil.

Cotton Brazil 1 – O programa Cotton Brazil, marca que representa internacionalmente a cadeia produtiva do algodão brasileiro, realizou 5 missões comerciais, 18 eventos internacionais e 32 reuniões técnicas em 2023.

Cotton Brazil 2 – As ações impactaram mais de 2,2 mil representantes da indústria têxtil de dez países: Bangladesh, China, Coreia do Sul, Egito, Índia, Indonésia, Paquistão, Tailândia, Turquia e Vietnã.

Cotton Brazil 3 – Com coordenação da Abrapa, o Cotton Brazil tem parceria da Apex.Brasil e Anea e recebe apoio dos ministérios das Relações Exteriores (MRE) e da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Qualidade – O relatório “Estatística da Qualidade do Algodão Brasileiro”, da Abrapa, mostra que o índice de fibras curtas melhorou significativamente na safra 2022/23. Confira: https://bit.ly/abrapa-rqab.

Brasil – Exportações 1 – O Brasil exportou 350,8 mil tons de algodão em dez/23. O volume foi o dobro que o total embarcado em dez/22.

Brasil – Exportações 2 – No acumulado de jan a dez/23, as exportações somaram 1,62 milhão tons, queda de 10% com relação a 2022.

Brasil – Exportações 3 – As exportações de algodão somaram receitas de US$ 3,07 bilhões em 2023, queda de 16% com relação a 2022.

Brasil – Exportações 4 – A China foi o destino de 48% do algodão brasileiro exportado e também o destaque no aumento das importações em 2023 (+49%).

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.