FIBRA PELO MUNDO

Abrapa: situação econômica na China preocupa o mundo

País asiático passa por momento de baixo consumo, desemprego recorde entre jovens e dívida crescente dos governos locais

A situação econômica da China tem causado preocupação no mundo. O país asiático vive momentos de baixo consumo, mercado imobiliário em crise e dívida crescente dos governos locais. Analistas de mercado pontuam que tais fatores, somado ao desemprego recorde entre os jovens, é a combinação “perfeita para uma tempestade”, minando o sonho dos chineses em ultrapassar os Estados Unidos como a maior economia mundial.

As informações são do Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa, divulgado nesta sexta-feira (30).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

Algodão em NY – Referência para a safra 2022/23, o contrato Dez/23 era cotado a 79,03 U$c/lp (-1,4%) e o Dez/24 a 77,18 (-1,1%) para a safra 2023/24.

Basis Ásia 1 (29/06), o Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia: 900 pts para embarque próximo (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook).

Basis Ásia 2 – A consultoria Cotton Compass divulgou a média histórica (17 anos) de basis posto Ásia para as três principais origens de algodão importado.
– Australia (SM, 1-5/32) – 1600pts;
– EUA (Green Card 31-3-36) 1185pts
– Brasil (Middling 36) 865pts

Baixistas 1 – A combinação de fraco consumo interno, mercado imobiliário em crise, desemprego recorde de jovens e dívida crescente dos governos locais está sendo considerada por analistas como tempestade perfeita na China.

Baixistas 2 – O decepcionante momento da economia chinesa está minando as perspectivas de crescimento global este ano e deixando longe o sonho da China de ultrapassar os EUA como a maior economia do mundo.

Altistas 1 – A esperança em relação à economia chinesa é que os estímulos econômicos planejados pelo governo e a agressiva redução das taxas de juros ajudem a economia.

Altistas 2 – O relatório de área plantada dos EUA que será divulgado hoje poderá trazer mais uma redução de área no país.

EUA 1 – Com o plantio praticamente finalizado nos EUA, o relatório de área plantada que será divulgado hoje (30 de junho) pelo USDA está sendo bastante esperado. O foco dos analistas estará principalmente no Texas, devido aos desafios climáticos enfrentados.

EUA 2 – A média das estimativas é de 11,12 milhões de acres, enquanto intenções de plantio em março eram de 11,26 milhões de acres. O total do plantio ano passado foi de 13,76 milhões de acres.

EUA 3 – Como a pesquisa é feita nas primeiras duas semanas de junho, esta podem não capturar a real redução de área. Somente em agosto/setembro teremos os dados finais. Mesmo assim, os números que serão divulgados hoje estão sendo muito aguardados.

China – Na China, o clima quente permitiu que o algodão em Xinjiang se recuperasse após um começo difícil. As altas temperaturas devem persistir na maioria das áreas no próximo mês.

Paquistão – O plantio de algodão está finalizado no Paquistão. As temperaturas diminuíram ligeiramente com a chegada das monções.

Índia – Na Índia, o plantio que estava atrasado devido a uma monção tardia, deve ganhar impulso durante as próximas semanas, à medida que as monções avançam.

Brasil – Plano Safra – O presidente da Abrapa, Alexandre Schenkel, participou nesta quarta (28) do lançamento do Plano Safra 2023/2024, representando a cadeia produtiva brasileira.

Brasil – ANEA 1 – Neste final de semana ocorre o 20º encontro anual da Anea. O evento reúne toda a cadeia brasileira do algodão, além de contar com convidados internacionais. Representantes da Abrapa e das associações estaduais participam do evento.

Brasil – ANEA 2 – Durante o evento, temas como mercado internacional, exportações, agricultura regenerativa e perspectivas para o novo ciclo serão discutidos.

Brasil – Exportações – De acordo com dados do MDIC, o Brasil exportou 46,1 mil tons de algodão até 26 de junho. A média diária de embarque foi 3,4% inferior quando comparado a junho/22.

Brasil – Safra 2022/23 – A Abrapa atualizou a estimativa e prevê uma área plantada de algodão de 1,668 milhão de ha (aumento de 0,8%). A produção é projetada em 3,07 milhões tons alta de 19,8% com relação à safra passada.

Brasil – Colheita 2022/23 – Até o dia 30/06 foram colhidos: BA (7,5%), GO (10,05%), MG (18%), MS (3,8%), PR (95%), SP (72%), MT (1,8%), PI (24,5%), MA (2,44%). Total Brasil: 4,21 % colhido.

Agenda – Na próxima terça-feira (4 de Julho) é dia da Independência dos EUA, portanto a Bolsa de NY estará fechada.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Foto: Abrapa

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.