Mato Grosso

Vilmondes Tomain é eleito presidente da Famato

Tomain é o atual diretor-administrativo e financeiro da Famato e venceu o pleito por 60 votos, doas 91 válidos

O produtor rural Vilmondes Sebastião Tomain foi eleito nesta sexta-feira (18) presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) para o triênio 2023/2025. Segundo ele, muitos desafios estão por vir para o setor do agronegócio, em especial diante das questões políticas do Brasil e do estado.

Vilmondes Tomain teve como oponente ao pleito o pecuarista Francisco Olavo Pugliesi de Castro, conhecido como Chico da Pauliceia, atual vice-presidente da Famato e superintendente do Senar-MT.

A chapa vencedora “União fortalecida” foi eleita por 60 votos, dos 91 válidos. Apenas dois sindicatos rurais não participaram do pleito. Foi registrado ainda um voto em branco e um nulo.

Vilmondes Tomain é de Barra do Garças e possui propriedade no município de Querência, no qual planta soja e milho.

“Nós estamos iniciando um novo ciclo da vida na questão política do país. Estamos vendo o que está acontecendo nas ruas, as movimentações da sociedade brasileira manifestando para todos os lados e a indignação com os resultados da própria eleição para presidente da República”, pontua Tomain.

Na avaliação de Tomain o setor do agronegócio terá muitos desafios pelas frente diante do cenário político nacional, além dos internos no próprio estado de Mato Grosso.

“Tenho certeza que virão momentos difíceis. O próprio governador [Mauro Mendes] fez uma fala infeliz nesta questão de desapropriar propriedade, tirar o direito de propriedade. Também não concordo. Vamos buscar uma fala com o próprio governador para ajustar essa conduta, porque não é dessa forma que se pacifica a área rural. Os produtores rurais têm que ter estabilidade, garantias. Não é assim que funcionam as coisas dentro dos poderes constituídos”, afirma o presidente eleito da Famato.

eleição famato foto ana moura canal rural mato grosso
Foto: Ana Moura/Canal Rural Mato Grosso

Famato representa mais de 33 mil produtores

Criada em 1965, a Famato representa 93 Sindicatos Rurais em Mato Grosso e mais de 33 mil produtores no estado.

“Tivemos duas chapas e as urnas são soberanas. Espero que a nova diretoria continue essa caminhada junto à Famato tornando ela maior do que já é”, frisa o atual presidente da entidade Normando Corral.

Confira entrevista sobre o resultado das eleições na Famato:

Vilmondes Tomain

 

Normando Corral

 

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile