Mais de 100 mil quilos em defensivos agrícolas irregulares foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nas rodovias em Mato Grosso em 2022. O volume supera em cerca de 40% os 72 mil quilos apreendidos o ano passado.
Inspetor Francisco Élcio, superintendente da PRF em Mato Grosso, pontua que ações de têm sido intensificadas a cada dia.
“A PRF desenvolve trabalhos junto ao Ministério da Agricultura. Nosso objetivo é fazer cerco e repressão a esse tipo de ilícito, principalmente no que tange a importação irregular e falsificação”, pontua o superintendente da PRF.
Somente no dia 24 de setembro a PRF apreendeu dois mil quilos de agrotóxicos de origem paraguaia, proibidos de comercialização no Brasil. A ocorrência aconteceu na BR-163, no município de Rondonópolis, durante a abordagem a um caminhão que estava carregado com cerca de 36 toneladas de fertilizantes. Questionado sobre a situação, o condutor do veículo informou que receberia uma quantia em dinheiro para levar os agrotóxicos até a cidade de Matupá.
PRF-MT auxilia em outros estados
Conforme Élcio, ações também são realizadas em auxilio aos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins, que já ultrapassaram a ordem de 40 mil quilos de defensivos agrícolas importados de forma irregular de Mato Grosso.
Força-tarefa com outros órgãos
A PRF em Mato Grosso, revela o superintendente, busca também junto a força-tarefa da Polícia Federal e Ministério Público a ampliação de ações com o objetivo de combater e reprimir crimes de importação irregular e falsificação de defensivos agrícolas.
Polícia Civil fecha o cerco também
A Polícia Civil em Mato Grosso, através da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), também vem fechando o cerco no estado contra crimes ligados a defensivos agrícolas adulterados e produtos de uso veterinários irregulares.
Na quarta-feira (28) uma operação em Campo Verde, conjunta com a superintendência local do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), resultou na apreensão de 44,5 toneladas de defensivos agrícolas adulterados e 22 mil produtos de uso veterinários irregulares. O material apreendido está estimado em R$ 5 milhões.
Clique AQUI, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real