Mato Grosso

Grupo de representantes do agro francês visita Mato Grosso

Delegação composta por 28 membro busca informações sobre agricultura, pecuária e sustentabilidade

Conhecer as ações voltadas para o agronegócio mato-grossense. Este é um dos objetivos da visita de uma delegação francesa no estado nesta semana. O grupo de 28 pessoas, sendo cinco da Polônia, é formado por formado por produtores rurais, agrônomos e empresários.

O intuito da visita ao estado e ao Brasil é buscar informações sobre agricultura e pecuária, assim como, dados de sustentabilidade, preços, exportações, importações, produção e os gargalos, para traçar um diagnóstico sobre os segmentos no país.

Nesta segunda-feira (13) o grupo visitou a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato). Na oportunidade puderam conhecer as ações das casas que compõe o Sistema Famato, que incluem o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT), Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), Instituto AgriHub e Sindicatos Rurais.

Fortalecimento do sistema sindical

Durante a visita à Famato, o grupo pode conhecer o funcionamento do Sistema Sindical, apresentado pelo diretor Administrativo Financeiro da entidade, Robson Marques, desde as competências da entidade máxima, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), das Federações que vêm desenvolvendo ações para o fortalecimento do sindicalismo rural e Sindicatos Rurais.

Marques destacou o papel dos Sindicatos Rurais, atualmente presente em 94 municípios de Mato Grosso, que desenvolvem ações diretas de apoio ao produtor rural, buscando soluções para os problemas locais de forma coletiva.

“Essa estrutura garante a presença do sistema sindical rural em qualquer ponto do estado. Os sindicatos são como os braços da Famato”, destacou o diretor.

delegação francesa visita famato
Foto: Famato

Produção sustentável é um dos focos da visita

Além da Famato, a delegação deve se reunir com representantes do governo, da Universidade Federal de Mato Grosso e entidades do agro. Também farão visitas a propriedades rurais para conhecer na prática o sistema de produção em Mato Grosso.

Um dos temas abordados no encontro foi a produção sustentável. O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, mostrou os dados da pecuária no estado e no país, assim como as práticas adotadas pelos pecuaristas, que permitem o aumento da oferta de carne sem a necessidade de abrir novas áreas para a produção, a partir de tecnologias que possibilitam a ampliação de produtividade, evitando danos ao meio ambiente e ajudando a mitigar os efeitos do clima sobre a atividade. Um dos exemplos citados foi o confinamento de animais.

O grupo também conheceu um pouco mais sobre a agricultura (soja, milho e algodão), irrigação, integração de culturas, lavoura-pecuária e a integração lavoura-pecuária-floresta, dados de mercado, exportação, importação, custos de produção, custos de frete e entre outros.

O superintendente do Imea, Cleiton Gauer, também relatou aos franceses alguns dos problemas enfrentados pelo setor, como a alta carga tributária sobre as atividades, burocracias, taxas, limitações de logística e infraestrutura.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile