Mato Grosso

Agricultura familiar de Mato Grosso é beneficiada com R$ 18,4 milhões

O governo do estado vê a ação como um grande momento para fomentar o setor desenvolvido por milhares de família no estado

Produtores da agricultura familiar de Mato Grosso foram contemplados com 159 veículos, equipamentos e máquinas para fomentar a atividade no estado. A entrega foi realizada pelo governo de Mato Grosso para associações, aldeias e cerca de 70 comunidades no município. Ao todo, foram investidos mais de R$ 18,4 milhões com recursos próprios do estado e emendas parlamentares.

A solenidade de entrega ocorreu no dia 13 de março na Central de Abastecimento de Agricultura Familiar de Várzea Grande.

Foto: Secom/MT

Segundo o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, essa entrega é muito importante para fomentar a agricultura familiar que é realizada por milhares de famílias no estado. Ele também salientou a importância de políticas públicas para o crescimento do setor.

“Dar máquina, dar trator é ótimo. Mas, nós precisamos pensar na agricultura familiar de uma forma diferente, olhando para nossas cadeias produtivas, ver o que é preciso para serem fortalecidas e ajudá-las a se tornar em polos de produção. Esse tem que ser nosso maior foco”, pontuou.

Conforme a secretária Estado de Agricultura Familiar, Teté Bezerra, os investimentos auxiliam, aperfeiçoam e ampliam a produção. E isso, tem como consequência a diminuição do tempo de execução em várias etapas do processo produtivo, além do ganho em eficiência.

Benefícios para as aldeias

As aldeias Sangradouro e Meruri foram contempladas com veículos para atender as atividades dos povos originários Xavante e Bororo. As aldeias estão localizadas no território do município de General Carneiro. Na região estão 12 aldeias Bororos e 86 Xavantes.

Foram entregues 12 caminhões 12m, duas carretas basculante, uma carreta para microtratores, três encanteiradores, três enxadas rotativas, quatro escavadeiras hidráulicas, uma grade 14×26, 17 Hilux, dois misturadores de ração, nove perfuradores de solo, 12 plantadeiras adubadeiras, cinco plantadeiras de mandioca, 44 resfriadores de leite de mil litros, 30 resfriadores de leite de 500 litros, três roçadeiras frontais, três roçadeiras hidráulicas e oito tratores 100 CV.

 

Editado por: Ana Moura, de Cuiabá (MT)

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real

Sair da versão mobile