Com as fortes chuvas nas últimas semanas, os sojicultores mato-grossenses têm enfrentado dificuldades para colocar as colheitadeiras no campo, principalmente, nas regiões leste e médio-norte. Devido a esse cenário, 29 municípios do estado decretaram situação de emergência pelo alto índice de água nas lavouras.
Algumas propriedades, chegaram a registrar mais de 400 milímetros de chuvas.
O vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), explica que, de certa forma, já esperavam por isso.
“Isso de certa forma já era esperado, pelo atraso de semeadura no plantio da safra 24/25 que também começou em ritmo muito lento. Porém, temos um fator que não contávamos, que é um fator inesperado, que é a grande quantidade de chuva. Nos últimos 20 dias, a chuva veio com força no estado, chuva em grandes volumes, e com muita frequência, impossibilitando os trabalhos no campo”, disse Bier.
A logística também tem sido uma preocupação para os produtores. Isso porque os temporais têm causado a destruição de estradas, pontes, provocam alagamentos e deslizamentos e ainda, obstruem rodovias municipais.
Bier ressalta que na hora de escoar a produção, esses fatores influenciam diretamente.
“Armazenagem que é um gargalo no estado está sendo desafiada novamente, com os armazéns com muita fila, e com muito trabalho para secagem. E também a logística que com essas chuvas, piorou muito as estradas sem pavimentos, estão esburacadas e com atoleiros, é um cenário desafiador para o produtor mato-grossense”, afirmou.
Com a janela mais curta, e atraso na colheita da soja, o plantio do milho também fica comprometido no estado, o que gera ainda mais preocupação aos produtores.
“Nas próximas semanas devemos ter um avanço grande na colheita, caso o sol apareça. Porque tivemos um plantio atrasado e finalizado muito rápido, então a janela de plantio foi curta, e devemos ter um grande avanço da colheita nas próximas semanas no estado inteiro”, pontuou Bier.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.