Há 10 anos, quando o Mais Milho estreou, o cenário era bem diferente. O Brasil colhia pouco menos de 98 milhões de toneladas e vivia um momento em que, como lembra Glauber Silveira — diretor-executivo da Abramilho e um dos idealizadores do projeto, “o milho, inclusive, não valia nada”. A ideia de lançar um projeto dedicado ao grão chegou a causar estranhamento, mas logo ganhou força ao reforçar o conceito de “mais produção, mais rentabilidade, mais produtividade”.
Desde então, o cereal se consolidou como protagonista de uma década marcada por avanços expressivos — da genética mais eficiente aos sistemas sustentáveis que preservam o solo, reduzem emissões e integram diferentes cadeias produtivas. O etanol de milho despontou como uma nova potência industrial e energética, interiorizando desenvolvimento e movimentando bilhões.

Uma jornada construída com o produtor
Nesta safra 2025/26 o projeto Mais Milho, realizado pelo Canal Rural, sob a tutela da afiliada em Mato Grosso, Abramilho e Aprosoja Mato Grosso, chega a sua 10ª temporada.
Glauber lembra que o Mais Milho nasceu com o propósito de levar informação de qualidade ao campo. Ao longo desse tempo, foram fóruns, debates, lives e coberturas de plantio e colheita que acompanharam a evolução da cultura. “Com certeza nesses 10 anos, a gente trouxe muita informação para todo mundo”, diz ele, destacando o papel contínuo do projeto na orientação das decisões do produtor.
A mudança fica evidente quando se revisitam as primeiras temporadas: a diferença de rendimento nas lavouras salta aos olhos — fruto de tecnologia, manejo e do compartilhamento de conhecimento que o projeto proporcionou.
“Se você assistir os primeiros programas, você vai ver que a gente tinha uma produtividade muito mais baixa e esse projeto avançou trazendo informação para que a gente pudesse produzir muito mais”, lembra Glauber.
A presença próxima do projeto foi decisiva em momentos críticos, como na forte pressão da cigarrinha-do-milho. O Mais Milho ajudou a difundir estratégias de manejo, atualizar práticas e orientar a reação do campo diante de um dos maiores desafios da década. “Nós vencemos desafios, como é o caso da cigarrinha. Foi um grande desafio nosso, levando informação para que o produtor pudesse realmente enfrentar tudo isso”, afirma.

A força da informação em uma era de transformação
A 10ª temporada chega com um novo ritmo, alinhado à velocidade da agricultura digital e ao avanço da inteligência artificial. O programa trará conteúdos semanais, novos parceiros, mais tecnologia, máquinas em destaque e fóruns para discutir tendências e oportunidades da cultura.
“Esse projeto é um projeto de inteligência, um projeto que traz informação”, resume Glauber, que reforça a importância da participação do produtor: “Eu conto com você para estar sempre assistindo, sendo parceiro, colaborando, mandando informação e contribuições. Esse projeto é seu, produtor rural”. Para ele, manter esse diálogo é condição para que o Brasil continue ampliando a produção do “grão maravilhoso, o mais produzido no mundo”.
Ao completar uma década, o Mais Milho consolida sua contribuição para uma cultura que move mercados, sustenta cadeias estratégicas e transforma realidades no campo — uma trajetória construída junto de quem vive, planta e colhe o grão dourado do país.
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