As exportações de carne bovina de Mato Grosso continuam a crescer de forma expressiva, com um desempenho que reforça a posição do estado no mercado global. De janeiro a julho deste ano, 81 países importaram o produto, totalizando 458,3 mil toneladas. O forte volume de negócios resultou em uma receita de US$ 2 bilhões nos primeiros sete meses do ano, com valor médio de US$ 5,2 mil por tonelada.
A China se mantém como o principal destino da carne bovina mato-grossense, sendo responsável por mais da metade das vendas (51,5% do total), o equivalente a 236,3 mil toneladas.
Para o diretor de Projetos do Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), Bruno de Jesus Andrade, o sucesso não se deve apenas à qualidade, mas também à forma sustentável de produção. “Esse equilíbrio é o que garante competitividade e fortalece a confiança dos mercados internacionais”, destaca.
O segundo maior comprador neste período foi os Estados Unidos, com 28,2 mil toneladas (6,1% do total), no entanto, salienta o Instituto, o cenário pode ser alterado no segundo semestre diante das imposições tarifárias do país norte-americano. O terceiro lugar no ranking das exportações de carne bovina pertence à Rússia, com 27,4 mil toneladas.
Mesmo em volumes menores, a lista de destinos da carne de Mato Grosso ainda inclui países em mercados estratégicos da Ásia, Oriente Médio e Europa, como Chile, Egito e Emirados Árabes Unidos.
Esse desempenho, destaca o Imac, reforça a importância de Mato Grosso no comércio internacional de proteína animal.
Com mais de 32,1 milhões de cabeças de gado, o estado concentra cerca de 17% do rebanho bovino brasileiro e responde por uma fatia significativa das exportações nacionais.
Andrade ainda ressalta que a consolidação da imagem do estado como fornecedor confiável é resultado de um trabalho contínuo. “Esse reconhecimento é fruto de anos de investimento em tecnologia e boas práticas ambientais, que hoje são diferenciais competitivos importantes. Mato Grosso segue ampliando mercados e consolidando sua imagem como fornecedor confiável de carne bovina de qualidade, com sustentabilidade”, conclui.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.