O governador Mauro Mendes anunciou, nesta quarta-feira (20), a prorrogação do Programa de Incentivo à Cultura do Algodão de Mato Grosso (Proalmat) até 2032. O programa possui mais de 2,1 mil cotonicultores cadastrados.
A decisão foi tomada em reunião com a diretoria da Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa) e outras entidades do setor.
De acordo com o governador, o programa tem garantido competitividade e fortalecido a produção. “Em consideração a essa bela história e contribuição que o setor tem construído ao longo desses mais de 20 anos, o governo de Mato Grosso vai fazer essa prorrogação do Proalmat até 2032”, afirmou Mauro Mendes.
Mato Grosso lidera na produção e exportação
Mato Grosso se mantém como maior produtor de algodão do país, com safra estimada em 2,85 milhões de toneladas da pluma para 2024/25.
Conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), compilados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), das 2,83 milhões de toneladas de pluma exportadas pelo Brasil no ano safra 2023/24 – volume considerado recorde -, 1,83 milhão de toneladas eram oriundas de Mato Grosso. Ou seja, mais de 64% do volume nacional enviado para o mercado externo eram provenientes do estado.
Para o ciclo 2024/25, como comentado pelo Canal Rural Mato Grosso, as projeções do Imea apontam uma expectativa de exportação de 2,05 milhões de pluma mato-grossense.
Para o diretor-presidente da Ampa, Orcival Gouveia, a decisão fortalece principalmente quem está na base da cadeia produtiva. “Esse projeto beneficia principalmente o pequeno e médio produtor, e a indústria nacional. Estamos muito felizes com mais essa parceria”, destacou durante a reunião.
Levantamento da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) mostra que políticas de incentivo fiscal como o Proalmat garantiram um retorno superior a 230% aos cofres públicos. A cada R$ 1 renunciado em impostos, o estado recebeu R$ 3,28 em investimentos.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.