Durante a noite de abertura da Norte Show 2025 em Sinop, nesta segunda-feira (14) o governador Mauro Mendes aproveitou a ocasião para comentar sobre os efeitos do “tarifaço” do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e os reflexos dessa guerra comercial para o Brasil. Conforme ele, Mato Grosso está muito bem posicionado e preparado para ser competitivo “por décadas enfrentamos adversidades econômicas”.
O governador de Mato Grosso ainda alertou sobre as inversões de valores entre China e Estados Unidos no cenário político e econômico.
“Nós estamos vivendo em um paradoxo porque a China que é comunista está defendendo de maneira muito forte o livre mercado, multilateralismo e o livre comércio entre as nações. Enquanto os Estados Unidos, que é um país capitalista, está defendendo o mercado interno deles,defendendo o fechamento e o unilateralismo. Algo que há muito tempo atrás seria impensável”, pontuou Mendes.
Ele ainda comentou que diversos analistas tentam imaginar qual a consequência desse cenário geopolítico para o Brasil e para o agronegócio. “Independente das respostas eu acho que é melhor falar sobre as nossas competências e capacidades de enfrentar nossos desafios”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.