As plantadeiras nem bem foram desligadas em Mato Grosso e as colheitadeiras já entraram em campo. Na última semana, áreas com irrigação em Querência registraram a retirada dos primeiros grãos das lavouras nesta temporada 2024/25.
O produtor Elisvan Mosconi iniciou a colheita da soja nos 1,6 mil hectares semeados de área irrigada na Fazenda Goiânia na semana passada. Ele conta ao Canal Rural Mato Grosso que colheu “dois pivôs” e está em fase de dessecação de mais um, com perspectiva para colher no final de semana.
Ainda de acordo com Elisvan, a soja é precoce e com considerável presença de nematóides, principalmente de galha.
“Mas, foi bom. Uma soja com média de 94 dias e vamos fechar com uma média de 66, 67 sacas. A área que estou dessecando está bem melhor, mais encorpada, mais bonita”.
Ao todo, a área do produtor possui seis mil hectares. Ele estima que a área de sequeiro tenha a colheita iniciada em fevereiro.
As projeções do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) para a safra 2024/25 é que sejam colhidas 44,041 milhões de toneladas de soja, um aumento de 12,78% em relação às 39,050 milhões de toneladas colhidas no ciclo 2023/24 e um pouco abaixo do recorde da temporada 2022/23 de 45,316 milhões de toneladas.
Ao todo 12,661 milhões de hectares foram plantados de soja, alta de 1,47% apenas ante o ciclo passado, diante da pressão dos preços e custos considerados ainda elevados. No que tange a produtividade, a perspectiva é que a média fique em 57,97 sacas por hectare.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.