Mato Grosso foi responsável por 62,37% do total de pluma exportada pelo Brasil em novembro. O estado enviou ao mercado externo 186,80 mil toneladas, sendo o maior volume mensal escoado desde o início do ciclo da safra 2023/24.
Entre os principais destinos da fibra mato-grossense no penúltimo mês de 2024, a China voltou a liderar com 43,54 mil toneladas importadas, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) nesta segunda-feira (9).
O segundo maior consumidor da pluma produzida no estado foi o Vietnã, com 42,83 mil toneladas.
Diante de tal volume, as exportações de pluma da safra 2023/24 somam 505,54 mil toneladas embarcadas no acumulado de agosto a novembro deste ano, o segundo maior volume da série histórica abrangendo o período.
A expectativa, conforme projeções do Imea, é que Mato Grosso escoe 1,8 milhão de toneladas de pluma no ciclo da safra 2023/24. Deste montante, as estimativas são de que 1,29 milhão de toneladas ganhem os mares até julho de 2025.
O Instituto ressalta ainda que é importante lembrar “que o beneficiamento da safra ainda não foi finalizado, o que quer dizer que nem toda a produção da safra está disponível até o momento”.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.