SECEX E IMEA

Algodão: outubro apresenta novo recorde nas exportações em MT

O volume de algodão escoado é considerado o mais alto para o mês em toda a série histórica registrada pela Secex

algodão pluma foto israel baumann canal rural mato grosso
Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso

As exportações de algodão em Mato Grosso somaram 166,38 mil toneladas em outubro. O volume é considerado o maior para a série histórica da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Deste volume, 48,16 mil toneladas tiveram o Vietnã como destino e 40,32 mil toneladas a China. Para o Paquistão foram enviadas 18,76 mil toneladas e para a Índia 17,15 mil toneladas.

Bangladesh também figura entre os principais consumidores da fibra mato-grossense, tendo adquirido em outubro 14,37 mil toneladas.

De acordo com levantamento, em 2023 o estado havia enviado ao mercado externo 128,48 mil toneladas de algodão.

Escoamento da safra 23/24 também é recorde

Conforme dados da Secex, trazidos pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), o volume escoado no décimo mês de 2024 auxiliou para que o acumulado da safra 2023/24 (agosto a outubro) também fosse o maior já registrado, totalizando 318,74 mil toneladas.

No mesmo período analisado na safra 2022/23 haviam sido 275,73 mil toneladas.

O Vietnã e a China destacam-se no acumulado do ano-safra com a importação de 80,52 mil toneladas e 72,05 mil toneladas, respectivamente.

“Vale ressaltar que a participação da China ainda não é tão expressiva quanto o observado na safra 2022/23, no entanto esse panorama pode mudar, tendo em vista o pacote econômico anunciado pelo governo chinês, que busca estimular a economia do país, além dos possíveis impactos das eleições nos EUA. Esses fatores podem impulsionar a demanda do país asiático pelos produtos de Mato Grosso, como o algodão”, frisa o Imea.

O Instituto salienta ainda que diante dos resultados observados nas exportações de algodão e “com o aumento do consumo de pluma oriundo de outros países, a expectativa é de que os embarques permaneçam com ritmo aquecido”.