FIBRA PELO MUNDO

Brasil é destaque em evento anual da International Cotton Association

Neste ano o evento foi realizado em Liverpool, no Reino Unido, e reuniu representantes de diversos países

algodão pluma foto israel baumann canal rural mato grosso
Foto: Israel Baumann/Canal Rural Mato Grosso

A semana para o mercado do algodão foi marcada pelo evento anual da International Cotton Association (ICA) em Liverpool, no Reino Unido. O Brasil foi um dos grandes destaques, principalmente no que tange ao fortalecimento da fibra, qualidade, certificação socioambiental, volume de produção e acesso a mercados.

As informações constam no Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa desta sexta-feira (18).

Confira os destaques trazidos pelo Boletim de Inteligência de Mercado Abrapa:

ICA 2024 1 – O Brasil teve destaque nesta edição do ICA. No dia 15/out, o Cotton Brazil realizou um almoço com os principais players da indústria presentes em Liverpool. Em pauta, novos dados e previsões sobre o algodão brasileiro.

ICA 2024 2 – No dia 17/out, o Brasil foi o destaque de um painel sobre seu novo papel no fortalecimento do algodão no mercado mundial de têxteis. O debate foi muito prestigiado, gerando grande interesse e participação.

ICA 2024 3 – A percepção internacional é de que a liderança do Brasil nas exportações é fruto da evolução geral do algodão brasileiro, em termos de qualidade, certificação socioambiental, volume de produção e acesso a mercados.

ICA 2024 4 – Prevalece a imagem de um produto de boa qualidade a preços competitivos.

ICA 2024 5 – Pontos de destaque: comprimento, resistência, micronaire e tipo evoluíram muito. Pontos a melhorar: índice de fibras curtas, presença ocasional de pegajosidade e contaminação por plásticos.

ICA 2024 6 – O principal ponto de melhoria em termos de cadeia produtiva é a logística brasileira, que precisa aprimorar suas operações portuárias. Há também a demanda por novas rotas, além de Santos.

ICA 2024 7 – A principal preocupação do setor no mundo é a queda na participação do algodão no mercado total de fibras têxteis. Motivos citados: preço, disponibilidade e funcionalidade.

ICA 2024 8 – Na Europa, nova lei pretende rotular peças de roupa com seu impacto ambiental, mas o cálculo atual favorece o poliéster (fibra à base de petróleo). Em resposta, a iniciativa Make the Label Count (MTLC) busca mudanças para uma legislação justa.

ICA 2024 9 – A dificuldade de aumentar a participação do algodão no mercado de fibras têxteis está relacionada à capacidade limitada de aumentar a oferta. O Brasil pode ter papel essencial no cenário, com oferta estável e confiável – o que, por outro lado, pressiona preços.

ICA 2024 10 – A demanda fraca em mercados-chave, especialmente China, segue preocupando. Até o final do ano, o mercado tende a operar com um teto provável de 75 U$c/lp e um piso de 65-68 U$c/lp, segundo especialistas presentes no evento.

ICA 2024 11 – Boas safras no Brasil e na Austrália dão segurança de oferta, e perdas recentes nos EUA e no Paquistão sustentaram os preços. Sem isso, especialistas acreditam que as cotações poderiam estar hoje em cerca de 58 U$c/lp.

ICA 2024 12 – O mercado está vendo com desconfiança os números de demanda do USDA. Ao longo dos últimos dois anos, as projeções começaram muito otimistas e passaram por revisões significativas para baixo.

ICA 2024 13 – A grande posição de vendas on-call pelos produtores indica que eles podem estar assumindo riscos excessivos com o mercado nos níveis atuais.

ICA 2024 14 – As eleições nos EUA são outro fator crítico para o mercado, devido às abordagens distintas de Kamala Harris e Donald Trump quanto ao comércio externo.

ICA 2024 15 – Parece claro que tanto a guerra comercial China/EUA como os conflitos armados no Oriente Médio e Rússia/Ucrânia precisam ser resolvidos para que a demanda por algodão aumente significativamente.

ICA 2024 16 – A inteligência artificial (IA) está transformando o setor em várias áreas (do planejamento e negociação até à manufatura e previsão de demanda).

ICA 2024 17 – Consumidor jovem, que se considera sensível às questões ambientais, define suas compras de roupas frequentemente por design e preço, não sustentabilidade, revelando um descompasso entre valores e comportamento.

Algodão em NY – O contrato Dez/24 fechou nesta quinta 17/out cotado a 70,76 U$c/lp (-2,6% vs. 10/out). O contrato Dez/25 fechou em 72,76 U$c/lp (-1,0% vs. 10/out).

Basis Ásia – O Basis médio do algodão brasileiro posto Leste da Ásia é de 750 pts para embarque Out/Nov-24 (Middling 1-1/8″ (31-3-36), fonte Cotlook 17/out/24).

Exportações – As exportações brasileiras de algodão somaram 95,4 mil toneladas até a segunda semana de outubro. A média diária de embarque é 1,4% menor que a registrada no mesmo mês de 2023.

Beneficiamento 2023/24 – Até o dia de ontem (17/10) foram beneficiados no estado da BA (85%), GO (79,55%), MA (55%), MG (87%), MS (89%), MT (62%), PI (62,2%), PR (100%) e SP (100%). Total Brasil: 67,37%.

Preços do Algodão – Consulte tabela abaixo:

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.