Propriedades rurais de sete municípios em Mato Grosso tiveram seu processo de regularização fundiária iniciado pelo Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat). Ao todo são 1.709 imóveis. O trabalho é viabilizado por um investimento de R$ 2 milhões provenientes de recursos do governo federal.
As propriedades rurais estão localizadas, conforme o Intermat, em Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Novo Mundo, Poconé, Poxoréu e Rosário Oeste.
O Instituto salienta que com as ordens de serviço já sendo emitidas, 96.023,35 hectares serão regularizados.
“A regularização fundiária não é apenas a obtenção de um documento de posse, mas um direito essencial que oferece às famílias a segurança de que podem construir um futuro em suas terras, sem o medo de perder aquilo que, muitas vezes, é o sustento de gerações”, pontua o presidente do Intermat, Francisco Serafim.
O processo de regularização fundiária das propriedades rurais, explica o Intermat, envolve etapas como medição dos terrenos, análise de documentos e, finalmente, a emissão das escrituras definitivas.
O governo de Mato Grosso já investiu mais de R$ 87 milhões na regularização de 18.930 imóveis urbanos e rurais no estado nas modalidades gratuita e onerosa. Os documentos entregues de forma gratuita já vêm registrados em cartório. A meta do Intermat é entregar 20 mil escrituras até 2026.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.