A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), publicou um vídeo nas redes sociais da associação, se pronunciando quanto aos incêndios devastadores que acometem o estado. No depoimento, o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro, pede que o poder público ajude os produtores “ao invés de punir”.
O presidente da associação explica que este é um período muito difícil no estado e que tem destruído propriedades. “Muitos perderam quase todo o patrimônio de uma vida – animais, cercas, currais, pastagens, florestas e até mesmo, suas casas”.
Ele afirma que como se não bastasse o produtor perder tudo o que demorou anos para construir, uma grande parte está sendo criminalizada e tendo que responder judicialmente por essas tragédias ocasionadas pelo fogo.
“Só quem passa por isso pode descrever a dor e o desespero de perder tudo em poucas horas. Por mais cuidados que os produtores tomem e por mais equipamentos que possuam, o fogo se torna incontrolável quando associado ao vento”, pontua Oswaldo.
A entidade que representa os pecuaristas de Mato Grosso, tem se solidarizado com o produtor em um momento de extrema preocupação. E solicitou aos órgãos ambientais e ao poder público que “ao invés de punir”, ajudassem nesse momento com recursos financeiros emergenciais aos municípios.
A Acrimat frisa não compactuar com nenhum tipo de atividade rural fora da lei. “E temos certeza que a esmagadora maioria dos produtores é vítima inocente nesse momento. E por isso, nosso apoio e defesa a eles para que tenham mais tranquilidade para se recuperarem e voltarem a produzir”.
A equipe de reportagem do Canal Rural Mato Grosso entrou em contato com o chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), que afirmou não ter um posicionamento quanto a isso no momento.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.