ESPECIAL MAIS MILHO

Trabalho de aproximação dos produtores com os parlamentares é "revolucionário"

Momento é de extrema relevância tendo em vista que muitas pautas ligadas ao agronegócio estão no Congresso Nacional

Muitas são as pautas ligadas ao agronegócio no Congresso Nacional que influenciam no dia a dia do produtor rural. Na avaliação do consultor especialista em política, João Henrique Hummel, o trabalho de aproximação realizado pelos produtores de se aproximarem mais dos parlamentares é “revolucionário”.

A importância da política para os produtores foi abordada durante o Especial Mais Milho, do Canal Rural Mato Grosso. Hummel conta que ainda dá pra fazer muita coisa mas que é possível fazer mais. 

“Esse trabalho dos produtores se aproximarem dos parlamentares fez a democracia do Brasil se consolidar. Porque o que estamos vendo hoje, é o empoderamento do Congresso Nacional e isso contou com uma participação efetiva da bancada ruralista mostrando que o debate e a construção das políticas públicas tem que ser feita dentro do Congresso junto com o produtor rural”, afirma.

A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) é um exemplo disso. Atualmente as emendas estão “nas mãos” dos parlamentares, então, este momento se torna de suma importância para que o produtor entenda a sua atuação dentro das políticas. 

“Nós temos que entender que esse empoderamento não está só ligado ao veto mas sim com as pautas. Antigamente a pauta era do executivo e hoje, a maioria é do executivo. Instituições como o IPA e a FPA são de suma importância para poder dar e construir um debate para com a sociedade”, explica. 

Combustível do futuro é tema no Congresso

O combustível do futuro é um tema dentro do Congresso e ele está diretamente ligado com o crescimento da agricultura. Isso porque faz a transição energética baseada na produção agrícola. 

Essa questão, não compete com os alimentos e sim complementa.

“Quando eu planto soja, eu gero o biodiesel e gero proteína. Quando eu produzo o etanol e diesel do futuro, eu também vou produzir o DDG e o óleo. Então, eu complemento a melhoria e a competitividade da agricultura brasileira na produção de proteína, de animais. É complementar, essa política não pode ser olhada só como combustível mas sim como um problema de governo”, enfatiza. 

O Brasil hoje produz 150 milhões de toneladas de soja. Hummel conta que se toda essa oleaginosa fosse esmaga, triplicaria a produção de carne no Brasil. “É muita riqueza”. 

Mais Milho arte 8ª temporada novaaaaaaaaa

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no site do Canal Rural

+Confira mais notícias do projeto Mais Milho no YouTube


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.