O governo de Mato Grosso enviará ainda nesta segunda-feira (6) para a Assembleia Legislativa projeto de lei que prevê a doação de R$ 50 milhões para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul. O valor será retirado do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab).
A decisão do repasse ocorreu na tarde desta segunda-feira durante reunião entre o Poder Executivo e Legislativo do estado, juntamente com representantes do setor produtivo.
O projeto de lei que vai estabelecer o repasse de R$ 50 milhões do governo de Mato Grosso ao Rio Grande do Sul será votado em regime de urgência nesta quarta-feira (8), de acordo com o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil). O valor equivale a 1,5% do Fethab.
Conforme o governador Mauro Mendes (União Brasil), “Mato Grosso tem muita gratidão ao povo gaúcho, que ajudou e ainda ajuda nosso estado a ser essa grande potência”.
Além do recurso, o governo do estado enviou no sábado (4) equipes do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) com mergulhadores, operadores de desastres e cães farejadores para auxiliarem nas operações de resposta às chuvas intensas que atingem o Rio Grande do Sul, além de helicóptero.
Além disso, quatro pontos de coleta de doações (confira aqui) foram implantados em Cuiabá e Várzea Grande. Serão recebidas doações de cestas básicas, água mineral, produtos de higiene (escovas, pastas de dente, sabonetes, fraldas adultas e infantis e papel higiênico), colchões de solteiro, lençóis, fronhas, travesseiros e cobertores.
Alimentos não perecíveis avulsos também serão recebidos. Podem ser doados arroz, feijão, sal, açúcar, macarrão, leite em pó, biscoito, molho de tomate, café, óleo e enlatados, e leite em pó.
Entidades do agro se mobilizam
Em Mato Grosso, entidades ligadas ao agronegócio também se mobilizam em prol do Rio Grande do Sul.
A destinação de 1,5% do Fethab para ajudar o Rio Grande do Sul, segundo o vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Luiz Pedro Bier, que participou da reunião, é uma maneira dos produtores ajudar o povo gaúcho.
O vice-presidente da entidade ressalta ainda que a Associação está com uma campanha de arrecadação para auxiliar na reconstrução do Rio Grande do Sul.
Também estão com arrecadação de donativos alguns Sindicatos Rurais, como o de Tangará da Serra em parceria com o Núcleo da Aprosoja no município, e o Sindicato Rural de Rondonópolis.
Confira como ajudar o Rio Grande do Sul por meio das entidades:
Aprosoja Mato Grosso
Sindicato Rural de Tangará da Serra
Sindicato Rural de Rondonópolis
Confira mensagem do governador Mauro Mendes:
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.