SEGURANÇA NO CAMPO

Núcleos da Aprosoja-MT doam Starlink móvel para a Polícia Militar

Objetivo é dar mais apoio aos policiais militares, com sinal de internet, durante o patrulhamento na área rural

entrega Starlink patrulha rural nova mutum foto pedro silvestre canal rural mato grosso
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Patrulhas Rurais da Polícia Militar de Mato Grosso estão sendo equipadas com unidades móveis da Starlink. Os equipamentos foram doados por núcleos da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). O intuito é melhorar a comunicação e proporcionar mais agilidade no combate ao crime nas propriedades.

Nos últimos dias foram entregues equipamentos Patrulha Rural da 9ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Diamantino e para a Polícia Militar de Nova Mutum.

Delegado do Núcleo da Aprosoja-MT em Nova Mutum, Ricardo Camello comenta que a comunicação é um dos entraves na realização das rondas policiais nas propriedades rurais. A entrega dos equipamentos no município, que também beneficiará Santa Rita do Trivelato, ocorreu na noite de quinta-feira (2), durante o 18º Circuito Aprosoja-MT.

“O foco é melhorar a comunicação para dar mais agilidade no atendimento da polícia para as fazendas, para as propriedades rurais. O recurso está saindo do Núcleo da Aprosoja-MT de Nova Mutum, que está fazendo a aquisição da antena e toda a instalação, em parceria com o Sindicato Rural, que está assumindo as mensalidades [da assinatura da internet]”, explica Ricardo Camello, em entrevista ao Canal Rural Mato Grosso.

Conforme o Jonathan Correa, 1º Tenente da Polícia Militar em Nova Mutum, o maior gargalo hoje é a comunicação.

“Já tivemos casos que se precisou da comunicação e ficamos limitados ao wi-fi das fazendas. Então, com a Starlink o policial militar vai estar o tempo todo conectado, recebendo atualizações das ocorrências ou qualquer pedido de auxílio que possa ocorrer e ter um tempo de resposta muito mais rápido”.

A tecnologia, na avaliação do presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, vem para agregar o trabalho realizado pela Polícia Militar do estado no Patrulhamento Rural.

“Ainda mais a Starlink, que traz conectividade nos lugares mais remotos do interior. Outros núcleos da Aprosoja-MT também estão tendo essa iniciativa e é um avanço à tecnologia, ajudando ao produtor e, principalmente, preservando e protegendo ele”, diz Lucas Costa Beber.


Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.