Mato Grosso escoou em março 158,05 mil toneladas de pluma. O volume representa 62,52% do total embarcado pelo país. As informações são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
De acordo com o levantamento, divulgado recentemente pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), ao todo o Brasil enviou ao mercado externo em março de 258,78 mil toneladas de pluma de algodão.
Ao se analisar o acumulado da safra 2022/23, Mato Grosso já exportou 1,16 milhão de toneladas de fibra. A quantidade enviada ao mercado externo é 22,10% superior ao mesmo período da safra 2021/22.
“Esse aumento nas exportações foi impulsionado pela crescente demanda pela pluma quando analisado o ciclo atual”, pontua o Imea.
Quanto aos principais consumidores da pluma mato-grossense, a China segue na liderança. O país asiático é responsável por 55,83% do total de algodão embarcado até o momento na temporada.
O Instituto salienta que para a temporada 2022/23 estima que as exportações atinjam um volume de 1,73 milhão de toneladas de fibra embarcada, acréscimo de 4,84% em relação à safra anterior, ressaltando a melhora na demanda pela fibra no ciclo atual.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.