Se comparado com os dois últimos anos, 2023 foi positivo para a suinocultura. Mesmo com os desafios e a tentativa da recuperação do tempo perdido, a atividade se manteve em pé. Entretanto, o esperado na elevação dos preços, atrasaram neste ano e o setor, que antes tinha dois meses de alta, terá só um.
O balanço deste ano, as expectativas para 2024 e o 3º Simpósio de Suinocultura em Mato Grosso, marcaram o Estúdio Rural deste sábado (25).
A redução dos investimentos no setor foi um dos pontos que preocupou os suinocultores, uma vez que isso, reduz o plantel. O presidente da Associação dos Criadores de Suíno (Acrismat), Frederico Tannure Filho, contou que quando uma atividade não está atrativa é natural que haja uma retração do produtor.
“Nós tivemos ao longo dos últimos dois anos uma redução considerável no plantel, uma estimativa entre 15 a 20 mil matrizes que, equivale a grosso modo a 40 mil animais a menos na comercialização mensal. Isso deixa o produtor inseguro mesmo. Isso fez com que o setor encolhesse e não retomou o crescimento”, explicou.
A necessidade de reduzir os investimentos levou alguns produtores a desistirem da atividade.
Neste ano, a redução no custo de produção, devido ao milho e ao farelo de soja estarem com um preço baixo, deixou o suinocultor animado. Entretanto, não foi o suficiente.
Alíquota de ICMS foi um dos pedidos da Acrismat neste ano
O cenário da suinocultura, embasou pedido de socorro do setor junto ao Governo do Estado. No primeiro semestre do ano a Acrismat solicitou a alteração no valor de crédito presumido do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nas operações de envio de animais para serem abatidos em outros estados.
O pedido é que passe a ser 90%. Segundo a entidade, o Governo do Estado, entretanto, sinaliza um possível reajuste para no máximo 75%. E assim, ser mais competitivo para remunerar melhor o produtor e estimular ele na atividade. “Essa não é a solução do problema, mas é uma medida que auxilia”.
3º Simpósio de Suinocultura acontece na próxima semana
No dia 1º de dezembro, a entidade irá realizar a terceira edição do Simpósio da Suinocultura de Mato Grosso. O evento abordará temas relacionados às áreas de sanidade animal, questões ambientais da atividade e a interação disso com o mercado. Tannure, destacou a importância do evento para o desenvolvimento do setor no estado, trazendo mais informações aos produtores e profissionais.
“Hoje é tudo dinâmico. Existem demandas e exigências do setor que precisam ser trabalhados e precisamos mostrar isso para os órgãos, para os produtores e para os acadêmicos. Dessa forma, poderemos falar na mesma línguagem”, pontuou.
+Confira mais entrevistas do programa Estúdio Rural
+Confira outras entrevistas do Programa Estúdio Rural em nossa playlist no YouTube
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.