“Essa junção da agricultura com a pecuária é fundamental para a gente valorizar a terra em si, valorizar o produto que fazemos”. A afirmação é Gonçalo Cristovam Meirelles da Primus Ipanema Agropecuária.
Neste episódio do Prosa com o Deva, você vai conhecer o trabalho que transformou a Primus Ipanema Agropecuária em uma das referências na produção de bovinos no Rio de Janeiro.
Por lá, a pecuária é tocada em ciclo completo. Os animais são terminados em confinamento, onde a ração fornecida tem origem na própria fazenda, que também investe na produção de grãos. Entre os segredos para o sucesso na atividade, conforme Gonçalo, está a adoção de tecnologia e o comprometimento da equipe de colaboradores.
“Realmente nós temos aqui o que chamamos de fábrica montada. Nós fazemos a cria, recria, engorda e acabamos no confinamento. Todos os animais são cria da fazenda e 99% do alimento no confinamento é produzido aqui”, conta.
Agregação de valor
Segundo Gonçalo, o aprendizado que se tira ao unir a pecuária e a produção agrícola “é que a gente vai agregando valor. Uma coisa é você ter vaca e vender bezerro. Eu acho que você pode começar a agregar valor em isso tudo”.
Gonçalo comenta que no início não conseguia entender o que tal união das atividades poderia proporcionar para a Primus Ipanema Agropecuária.
“Eu acho que a agricultura ajuda muito você a entender como que se trata um pasto, como que melhora um pasto e se mexe na terra. Eu acho fundamental o pecuarista fazer um pouco de agricultura, mesmo que faça só um pouco de silagem para dar [aos animais] num momento complicado de pastos mais secos”.
+Confira mais episódios do Prosa com o Deva
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.