As expectativas de exportações de soja em Mato Grosso foram elevadas. As projeções apontas que 27,74 milhões de toneladas do grão produzido na safra 2022/23 devem ser escoadas. O volume representa um aumento de 0,73% na variação mensal.
Os números foram divulgados pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) e consta no relatório mensal de Oferta & Demanda, divulgado na segunda-feira (2).
Vale ressaltar que em termos de exportações, Mato Grosso entre janeiro e agosto enviou para o mercado externo mais de 25,92 milhões de toneladas de soja. O mês de março foi o de maior pico de envios com 5,24 milhões de toneladas, seguido de maio com 4,81 milhões de toneladas.
A soja mato-grossense teve até o momento 39 países como destino, sendo a China responsável pela aquisição de 15,46 milhões de toneladas.
Consumo interno e interestadual de soja
O indicador aponta em relação a demanda interestadual um consumo de 4,81 milhões de toneladas, permanecendo o mesmo do relatório anterior.
E para o consumo em Mato Grosso, a projeção da demanda ficou prevista em 12,67 milhões de toneladas, redução no comparativo mensal de 1,55%.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.