RITMO LENTO

Milho: atraso no plantio impacta começo de colheita em Mato Grosso

Apesar do avanço, os trabalhos estão 4,72 pontos percentuais atrás dos resultados da safra passada

A colheita do milho segunda safra em Mato Grosso chegou a 1,26% dos cerca de sete milhões de hectares cultivados neste ciclo 2022/23. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), somente na região médio-norte os trabalhos nas lavouras atingiram 2,18%.

mais milho foto pedro silvestre canal rural mato grosso1
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural Mato Grosso

Apesar do avanço semanal de 0,78 ponto percentual, ao se comparar com o ciclo passado observa-se que o mesmo está atrás dos 5,98% colhidos nesta mesma época.

Vale destacar que um dos motivos para o que se tem visto na colheita é o atraso na semeadura. O plantio do milho segunda safra em Mato Grosso, conforme dados do Imea, começou a avançar na primeira quinzena de fevereiro diante da celeridade dos produtores para colher a soja.

Acompanhamento de semeadura do milho, divulgado pelo Imea, mostra que em 13 de janeiro apenas 0,42% da área estava semeada. Em 3 de fevereiro estava 16,41%, em 10 de fevereiro 34,09%. O plantio do milho foi dado por encerrado em 7 de abril, pouco mais de 30 dias após a janela ideal.

Médio-norte avança na colheita do milho

De acordo com o acompanhamento do Imea, a colheita do milho no médio-norte atingiu 2,18% da área. Na região norte foram 0,98% e a noroeste 0,86%.

O nordeste mato-grossense colheu 0,77% da extensão destinada para a cultura, enquanto o oeste e sudeste 0,71% cada. Já o centro-sul apenas 0,56%.

 

Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real.