Cerca de três toneladas de sementes para pastagens contrabandeadas da Bolívia foram apreendidas na noite de terça-feira (27) em Vila Bela da Santíssima Trindade, em Mato Grosso. O material ilegal era transportado em uma caminhonete.
As informações são o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). A apreensão ocorreu na MT-199, quando o motorista foi parado por uma fiscalização volante realizada por equipes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e Polícia Militar.
Conforme o Indea, o motorista não apresentou nota fiscal e nem comprovação de origem das sementes. Diante disso, o veículo e a carga foram recolhidos, onde foi constatado por fiscais do órgão que a carga era de fato ilegal.
Diante do fato, um auto de infração em 65 Unidades de Padrão Fiscal (UPFs) foi lavrado, que equivale a mais de R$ 14 mil.
Fiscalização na fronteira com a Bolívia
Em Mato Grosso, o Indea é o responsável pela fiscalização na área de fronteira com a Bolívia. As equipes de fiscalização volantes estão presentes constantemente na região, monitorando veículos, observando se há neles animais, produtos ou subprodutos de origem animal e vegetal que possam transmitir pragas e doenças que causam danos à produção agropecuária e ao meio ambiente.
Clique aqui, entre em nossa comunidade no WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real