Mato Grosso

Mauro Mendes pede empenho do Ministério dos Transportes para liberação da Ferrogrão

Durante agenda em Brasília (DF), governador de Mato Grosso ainda solicitou melhorias para as BRs 242 e 158

Empenho na liberação da Ferrogrão e obras de melhorias nas BRs 158 e 242. Esses foram alguns dos pontos tratados pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, durante reunião com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília (DF), na quinta-feira (26).

Durante o encontro na capital federal, Mauro Mendes destacou que as obras são importantes tanto para o agronegócio brasileiro quanto para toda a população mato-grossense.

+Exemplo nacional, concessão da BR-163 deve ter contrato assinado em janeiro

De acordo com o governador, a Ferrogrão é considerada uma importante alternativa para o escoamento da produção do estado, que vai se somar à Ferrovia Estadual viabilizada pelo Governo de Mato Grosso. A Ferrogrão liga o município de Sinop até o porto de Miritituba, no Pará.

“Essas são importantes obras que tenho a certeza que sob a experiência do ministro Renan Filho, haverão de andar em Mato Grosso”, pontuou Mendes na reunião.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirma reconhecer a importância de Mato Grosso para o desenvolvimento nacional. “Nós amos nos dedicar para melhorar a infraestrutura e facilitar a vida de quem produz e de quem mora na região. Daremos prioridade a essas obras em Mato Grosso são as obras da 242 e da 158”.

+Governo de Mato Grosso autoriza cobrança de pedágio na MT-220

Rodovias federais sofrem com buracos e atoleiros

Na BR-158, segundo o chefe de poder executivo de Mato Grosso, há um trecho de 120 quilômetros que precisa ser executado e não se consegue liberação para as obras, o que prejudica o transporte de cargas e trânsito da população diante de atoleiros, buracos e congestionamentos.

O trecho em questão da BR-158 contorna a reserva Marãiwatsédé, cortando os municípios de Bom Jesus do Araguaia, Serra Nova Dourada e Alto Boa Vista.

+Mato Grosso: excesso de chuvas aumenta desgaste logístico em rodovias estaduais

Já na BR-242, o principal problema destacado por Mauro Mendes é no trecho que liga o distrito de Santiago do Norte a Querência, por conta de pendências em licenças ambientais.

Agilidade na concessão da BR-364 é solicitada

A reunião em Brasília contou com a presença dos senadores Wellington Fagundes, Jayme Campos e Margareth Buzetti, além dos secretários de Estado Mauro Carvalho (Casa Civil) e Rogério Gallo (Fazenda).

Na oportunidade o senador Wellington Fagundes solicitou ao Ministério dos Transportes “agilidade” na concessão da BR-364 entre Rondonópolis e o munícipio de Jataí, em Goiás.

“A BR-364, de Rondonópolis a Jataí, que já está duplicada até Jataí, é uma concessão que o ministério já está trabalhando junto com a ANTT [Agência Nacional de Transportes Terrestres]. Essa concessão é extremamente importante e viável também”, destacou Fagundes.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real