Mato Grosso

Conab prevê produção de 232 mil sacas de café em Mato Grosso

Produção de café deve crescer 2% decorrente do início da produção dos cafezais clonais inseridos em 2020

A primeira estimativa para a safra de café em 2023 para Mato Grosso aponta para uma produção de 232,5 mil sacas beneficiadas. Os números foram divulgados nesta quinta-feira (19) pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab).

A previsão de crescimento em relação à safra 2022 é de 2% na produção. Na temporada passada 227,9 mil sacas de café foram beneficiadas em Mato Grosso.

+Cafeicultor em MT planta mata nativa para formar reserva legal

No estado a produção é de café conilon.

“A perspectiva para a temporada é de rendimentos maiores do que aqueles obtidos no exercício passado, tendo em vista que a cafeicultura do estado continua a experimentar um processo de mudança no seu sistema produtivo, adotando técnicas mais eficientes e materiais mais prolíficos”.

Produtividade e área em produção de café crescem

Segundo a Conab, aumento no volume a ser colhido é decorrente do início da produção dos cafezais clonais inseridos em 2020.

A área em produção apontada no primeiro levantamento da Conab é de 11,2 mil hectares, levemente superior aos 11,1 mil da safra 2022.

+Café: produção em Mato Grosso fecha safra 2022 com alta de 16,6%

Em termos de produtividade as projeções apontam salto de 20,6 sacas por hectare para 20,8 sacas.

Conforme a Conab, as condições climáticas nesse ciclo em Mato Grosso estão “ambíguas”, tendo no decorrer da temporada sido verificado períodos pontuais de estiagem, que não comprometeram significativamente o desenvolvimento da cultura, e acumulado hídrico adequado nos solos.

 

Clique aqui, entre no grupo de WhatsApp do Canal Rural Mato Grosso e receba notícias em tempo real